Este site, é idealizado e administrado por um jornalista que tem em seu currículum prática de videorreportagem/videojornalismo e videodocumentarismo. Trabalhou em um grande jornal da capital amazonense, no período de um ano como videorrepórter e fotógrafo de um tablóide da empresa. Ousou em temas além dos factuais e depois levou consigo a experiência para este projeto pessoal (iniciado como blog), onde o formato é um dos eixos norteadores.

Recententemente, para conclusão de sua pós-graduação em Design, Comunicação e Multimídia, Rômulo Araújo produziu uma videorreportagem documental (documentário feito por um videorrepórter), em que aponta alguns caminhos iniciais da videorreportagem no Amazonas. Confira:

A videorreportagem é um formato jornalístico que começou no Brasil na segunda metade dos anos 80. Com a chegada da internet e o barateamento de equipamentos com recursos tecnológicos avançados, a prática se popularizou e assim tornou-se aliada do webjornalismo, como conteúdo multimídia.

No telejornalismo, a produção de reportagens envolve muitos profissionais como repórteres, cinegrafistas, pauteiros, produtores e editores. Na videorreportagem esse conceito é rompido e o jornalista opera seu equipamento de áudio e imagem e cria seu próprio material.

A prática que era tímida na TV, ganhou força na internet. No Amazonas, veículos de comunicação de massa, empresas e órgãos públicos acrescentaram a videorreportagem como mais um recurso para divulgar as informações, por meio de suas assessorias.

Dúvidas e sugestões: contato@osegundoregistro.com.br

Compartilhe nas redes sociais