O Segundo Registro

Do natural ao urbano.
Um novo encontro dos seus olhos com o acontecimento.

O avanço da tecnologia e sua recente popularização possibilitou o registro de muitas cenas do dia a dia e principalmente sua divulgação mais rápida e atingindo mais gente, por meio da internet. Logo, não mais apenas fotógrafos e cinegrafistas profissionais com grandes equipamentos faziam seus registros. A própria mídia passou a contar com o que chamam de freelancers e/ou cinegrafistas amadores que fizeram algum registro que a interessa a comunicação de massa. Ainda que feito por telefone celular ou câmera digital compacta.

Assim, os mais variados acontecimentos, devido ao excesso e rapidez, passam despercebidos muitas vezes. Em tal situação, os olhos, dos que presenciam o fato, são o primeiro registro e o captam de maneira abrangente para uma posterior descrição. Mas, podemos dizer que esse processo de armazenamento, é falho. A visão humana não eterniza com todos os detalhes tais ocorrências. Aí entra a fotografia, o áudio e o vídeo, feitos de modo rápido, que funcionam como um recorte da realidade e um documento real do acontecimento, o segundo registro.

Este site pretende, de maneira simples e acessível, efetuar registros de cenas cotidianas (no fotojornalismo, na fotografia de observação e/ou na videorreportagem), e torná-los disponíveis para quem interessar. Além de dar dicas de registros, trazer curiosidades e histórias relacionadas aos mesmos, em princípio no âmbito local (Manaus, AM), trazendo críticas, opiniões e entrevistas de profissionais da área, no Amazonas. Mas, principalmente, buscando histórias interessantes de pessoas e grupos, com um olhar diferenciado.

O Segundo Registro começou suas atividades como blog (http://osegundoregistro.blogspot.com.br) em agosto de 2009, com o intuito inicial de divulgar fotografias registradas por seu administrador (na época, então universitário de comunicação). Mas logo ganhou o acréscimo de videorreportagens, que virou um dos carros chefes da página, principalmente com o início do ‘Projeto FotografAMdo’, 3 anos depois, em agosto de 2012. Assim, desde janeiro de 2013, O Segundo Registro evoluiu para este site e continua registrando e divulgando cenas do cotidiano, principalmente amazonense.

Registre e envie-nos
Obrigado pela visita,

Por: Rômulo Araújo

É graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e pós-graduando em Design, Comunicação e Multimídia. Atualmente é responsável pelo Departamento de Radiojornalismo da Secretaria Municipal de Comunicação – Semcom, da Prefeitura de Manaus. Trabalhou como repórter do portal de notícias www.D24AM.com, na produção de videorreportagens. Foi bolsista de Rádio e TV da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Atuou como estagiário de Jornalismo e Produção na TV Cultura do Amazonas. Trabalhou como produtor na transmissão televisiva do Carnaval de Manaus, nos anos de 2008, 2009 e 2010. Atuou como produtor, repórter e apresentador do Programa Saber Viver (projeto de extensão do Centro Universitário do Norte – UniNorte), na Rádio RioMar. O programa é vencedor na etapa regional e finalista da etapa nacional do Intercom 2010, na categoria Cinema e Audiovisual, modalidade Programa Laboratorial de Rádio, o qual foi aluno líder. Além disso, foi também colaborador da Revista Ciência para Todos, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa. Tem experiência na área de comunicação, trabalhando nos temas: Jornalismo, Fotografia, Rádio, Videorreportagem e Internet.

Compartilhe nas redes sociais