Em Agosto de 2012, mês da fotografia e quando O SEGUNDO REGISTRO completou 3 anos de atividades, estreou o Projeto FotografAMdo, com o propósito inicial de mostrar o trabalho de fotógrafos que atuam no estado do Amazonas, nos mais diversos segmentos. Os primeiros personagens da série foram: a fotógrafa Ruth Jucá, o fotojornalista Raphael Alves e o veterinário Anselmo D’Affonseca. A série completa, pode ser acompanhada neste site na categoria homônima e/ou no nosso canal no vimeo.

Vídeo de chamada do projeto FotografAMdo.

A produção são videorreportagens no estilo documental ou videodocumentário, narrado pelo próprio personagem da série, que enquanto está em ação (fotografando) conta um pouco sobre sua trajetória profissional e o que pensa sobre essa arte. O trabalho, ainda que seja, videorreportagem (cujo responsável produziu, agendou, gravou, entrevistou, editou e distribuiu o conteúdo) conta com a colaboração: da fotógrafa e jornalista Paula Pessoa (produzindo imagens de making of, inseridas no vídeo); o jornalista e designer Kleiton Renzo foi quem criou a logo e ajudou na marca d’água pro vídeo; e a professora Nathália Nascimento ajudou na concepção e explicação da palavra.

“A ideia é antiga e não surgiu do nada. Trata-se apenas de uma união de duas formas de expressão e registro que eu gosto bastante, que são a fotografia e a videorreportagem. E aproveitando que meu blog está completando 3 anos resolvi por em prática o projeto e aproveitando para conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos fotógrafos, além de pegar umas dicas e até mesmo ter mais experiência na produção de videorreportagens.”, conta Rômulo Araújo, jornalista e idealizador do projeto.

Os videos começaram a ser divulgados no blog (com fotos feitas durante a gravação) em High Definition (HD), para que quem se interesse pelo projeto possa ver em alta qualidade os detalhes da gravação, bem como as fotos dos personagens. “Os vídeos são produções destinadas ao meio acadêmico e amantes da fotografia, já que mostra não somente a produção em si, mas os bastidores, além de contar detalhes da área fotográfica. Certamente quem gosta disso e está no meio de comunicação vai apreciar bastante, eu espero.”, comentou o idealizador.

Análise Morfológica da Palavra ‘FotografAMdo’

Fotografando é uma palavra que tem um radical: FOTO que significa: registrar (imagem) por meio de fotografia, processo de registrar imagens mediante a ação da luz sobre filme, imagem assim obtida; foto. Mais o sufixo GRAFANDO que significa: Dar forma escrita a, ortografar. Com a modificação do morfema AM (que é o fragmento mínimo capaz de expressar significado), regra quebrada pelo autor Rômulo Araújo, pois M só é utilizado diante das consoantes B e P, temos um novo signo linguístico que é a junção do significante foto, mais a sigla do Estado do Amazonas, e temos um novo significado da palavra.

A partir do momento em que se tem a palavra FotografAMdo sendo modificada por um morfema, que não contribui com a mudança no som da palavra, mas sim, com seu novo sentido, que é a união da fotografia (ato de registrar) mais o Morfema AM, que significa Estado do Amazonas, com esta nova junção e modificação, o autor quis mostrar na palavra o trabalho fotográfico realizado no estado do Amazonas.

Em suma, gramaticalmente, não se pode considerar um neologismo, pois, não há criação de uma nova palavra, mas sim de um novo significado da palavra. Também não houve mudanças fonéticas, pois o som permanece o mesmo, porém a junção deste morfema novo AM com a palavra Fotografando cria-se a ideia de um novo signo linguístico, a união de um significante (ideia/imagem que temos de determinada palavra) + o significado (conceito que temos sobre a mesma).

Texto/Análise: Nathália Nascimento – Professora de língua portuguesa
Logomarca: Kleiton Renzo – Jornalista e designer
Colaboração: Paula Pessoa – Fotógrafa e jornalista
Responsável: Rômulo Araújo – jornalista e admin deste.

Críticas e Sugestões: contato@osegundoregistro.com.br

Compartilhe nas redes sociais