No segundo semestre de 2000, a feira de artesanato da Eduardo Ribeiro abriu espaço para Manaus conhecer uma arte grandiosa, repleta de talento, paixão e cores: as primeiras pinturas sobre tela do artista parintinense Rubens Belém que hoje assina a exposição “Amazônia – encanto e cores” na galeria do Shopping Ponta Negra.

A exposição, aberta dia 8 de maio em homenagem ao Dia do Artista Plástico, reuni 16 telas em acrílico e óleo sobre telas 100% espatuladas. São obras que traduzem o que há de mais belo na fauna e flora da região, destacando ainda costumes culturais do povo amazônico.

“Amazônia – encanto e cores” traz para os admiradores das artes plásticas obras ricas em detalhes, cores vivas e vibrantes em temática genuinamente regional. São trabalhos inéditos em Manaus que retratam com muita sensibilidade e delicadeza a beleza e os encantos de uma Amazônia exuberante.

Residindo há 28 anos em Manaus, Rubens Belém nasceu com o dom de desenhar e pintar, iniciando suas atividades artísticas aos 10 anos. Nessa época não atentava ao dom, apenas gostava de desenhar como a maioria das crianças nessa idade. Já na adolescência, sua primeira experiência profissional foi confeccionando cartazes de divulgação em uma empresa de publicidade.

Claude Monet e Van Gogh são influências e fonte de estudo para o artista autodidata, mas afirma sua maior fonte de inspiração é a sua paixão pelo cotidiano na região amazônica e a harmonia do caboclo com a natureza, por isso, toda a sua obra possui temática regional.

A Amazônia de Rubens retratada em telas já alcançou olhares internacionais. Em 2013, algumas de suas obras participaram de duas exposições em Portugal. Já esse ano, duas das obras presentes nessa exposição, Tambaqui Moqueado e Índio Kaiapó participaram da 78 Mostra Internacional de Artesanato em Florença do dia 24 de Abril a 1 de Maio.

Apesar de já haver ascendência internacional, Rubens relata a falta de apoio, espaço e incentivo de órgãos públicos, fato que, infelizmente, dificulta a produção e divulgação de seu trabalho.

A exposição “Amazônia – encanto e cores” é uma realização da AMAP – Associação Amazonense de Artistas Plásticos e o Shopping Ponta Negra, ficará em cartaz até o dia 22 de maio.

Compartilhe nas redes sociais